
VOCÊ S/A, em parceria com Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo e fundador da consultoria Triad PS, realizou uma pesquisa em janeiro para descobrir como os profissionais usam o tempo no trabalho (veja o perfil dos respondentes no fim da reportagem). As respostas, de 1 606 pessoas, revelam que há muita gente perdendo, todos os dias, minutos preciosos com atividades banais. "Os profissionais precisam adotar algumas práticas simples para ganhar tempo e ter mais qualidade de vida", diz Christian. Veja os resultados do levantamento.

1 hora > 30%
2 horas > 33%
3 horas > 19%
• Isso pode não parecer nada no dia a dia. Mas, em cinco anos, com 2 horas e meia diárias, você poderia fazer seis MBAs.

• Essa é para os chefes: nem sempre funcionários que parecem ocupados realmente estão. "Entre os gerentes, 90% perdem tempo no trabalho e produzem abaixo do esperado", diz Luciano. Dá para evitar que isso aconteça . "Os líderes têm que trocar feedback com a equipe para perceber como está a produtividade do time", diz Vera, do Instituto EcoSocial.
O PERIGO DAS REDES
85 % dos profissionais que responderam à pesquisa acessam as redes sociais no trabalho.
94 % usam o Twitter. A rede é a preferida entre os 1 606 pesquisados.
29 % acessam o LinkedIn. De uso mais profissional, é o último da lista das preferências•
Se usadas com cuidado, as redes sociais podem ajudá- lo a ser produtivo e a encontrar informações importantes. Mas tome bastante cuidado: participe apenas de redes relevantes. "O LinkedIn é um ótimo canal de contratação", diz Vera Costa, consultora do Instituto Eco- Social. Estabeleça horários para visitá-las, desabilite os avisos de novas mensagens, para evitar distrações, e integre as redes em um só programa. Para os viciados em Twitter, conselho do Christian: "Siga poucas pessoas. Selecione quem disponibiliza informações relevantes para o seu trabalho".

57 % DIZEM QUE ÀS VEZES DEIXAM TRABALHO PARA DEPOIS.
12 % AFIRMAM QUE SEMPRE PRORROGAM OS DEVERES.
35 % REVELAM QUE NUNCA ADIAM AS TAREFAS
Deixar para resolver os assuntos no último minuto pode ser visto como uma característica cultural do brasileiro. Uma pesquisa desenvolvida pela consultoria Triad PS, com 1 502 respostas, mostra que apenas 28% dos americanos admitem procrastinar — o verbo é este mesmo —, na linguagem popular, empurrar com a barriga.

36 % perdem tempo por causa da internet.
21 % se atrapalham ao navegar sem rumo pela rede.
21 % ficam desconcentrados por causa de comunicadores online.
•O excesso de informação disponível na internet atrapalha a concentração. Determine horários para navegar, faça uma lista com os sites relacionados ao seu trabalho e saiba o que você precisa procurar na rede. "Estabeleça um foco ao usar a internet. Isso ajuda a manter a produtividade", diz Luciano, da FranklinCovey Brasil.
QUANTO TEMPO VOCÊ GASTA FAZENDO POLÍTICA?
30 % NÃO "PERDEM" TEMPO COM ISSO.
23 % DIZEM DEDICAR MEIA HORA À ATIVIDADE.
• Reservar algum tempo para fazer política positiva, conversando, por exemplo, com a equipe de TI, pode ser extremamente útil quando você tem problema com sistemas no seu computador ou está desenvolvendo um projeto que depende da interação com ela. Ou, então, usar o tempo para fazer marketing pessoal e networking é importante. "Convidar seus contatos para um café de meia hora no meio da tarde pode render bons frutos, como novas ideias para antigos problemas", diz Vera.

41 % repassam piadas por e-mail.
26 % trocam links de vídeos do YouTube.
• A prática pode até ajudar a relaxar num momento de estresse. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Melbourne, na Austrália, assistir a vídeos no YouTube ajuda a reorganizar a mente entre uma tarefa e outra. Mas, claro, parcimônia é essencial: "Cada um deve aprender a dividir bem seu tempo. E, se rir por uns minutos faz bem, não há problemas", diz Luciano.
Matéria completa: Use melhor o seu tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário